<< Blog do Dé >>

"Somos todos iguais, braços dados ou não"

Confie... as coisas acontecem na hora certa.
As coisas acontecem exatamente quando devem acontecer!

Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Enfim...
Em Cada momento, agradeça a Deus.

domingo, 30 de março de 2008

Perturbações durante a madrugada

Era uma vez uma bela noite de madrugada chuvosa, eu e minha família dormíamos alegres e felizes, e como encontrei em um blog, estávamos dando nota 10 para o nosso sono. Tudo indo bem, e estava rolando uma "festinha" no segundo andar do prédio ao lado da minha casa, uma "festinha" um tanto quanto estranha. Montaram um globo de luzes bem no centro da sala, caixas de som em cada canto do local, várias pessoas bebendo muito e alguns até se beijando não amigavelmanente, a maioria homosexuais. Bem, porque digo isso com riqueza de detalhes: porque simplesmente as janelas dos quartos aqui de casa oferecem uma vista bem ampla de tudo o que acontece nesse tal prédio, e logo, em seus respectivos apartamentos.

O chato e o incoveniente era que eles colocaram o som numa amplitude de volume muito alta e faziam muito barulho, tudo isso acontecendo às 1:15 da madrugada, que foi quando o amigo que vos fala acordou muito feliz e com um pequeno ar de gratidão (só pra não dizer o contrário). Foi aí que desci, abri as portas de casa e fui até o prédio ao lado, fora o descontentamento generalizado em todo o meu ser (pra não dizer raiva extrema), procurei pelo porteiro e nada dele. Há, sem contar que a chuva não dava descanso. Voltei para casa e peguei o celular e liguei para o 190, e a festa truando. Liguei e não fui delicado com o atendente, que pra devolver foi super antipático comigo, mas nem qurerendo saber disso, falei tudo e mais um pouco do que tava acontecendo, e pedindo uma medida urgente. Só que passara-se meia hora e nada dos policiais. Daí, meu pai também não muito feliz, foi até o prédio e interfonou para o pessoal lá do 2º andar, e reclamou veementemente, sem poupar palavras. Eles disseram que iam parar, mas nada mudou. E nisso nada dos policiais. Depois liguei para o Ronda, e comentei; "vamo vê se funciona mesmo", pois era a primiera vez que pedia a ajuda deles. Liguei e disse "por caridade poderia resolver esse problema, porque queremos, como cidadãos, retornar ao nosso sono, e como está previsto pela lei, em uma perturbação do sono, é necessária uma medida" (o Anderson não vai me deixar mentir). Daí passou um tempo e nem a Ronda e nem os policiais vieram nos socorrer. Eu já tava pra pedir a ajuda do Chapolin Colorado, acho que ele seria mais eficaz. Daí meu pai foi lá mais uma vez e falou de novo, mais forte do que antes, e a mesma promessa foi feita por eles, mas nada mudou. Depois a noite já estava perdida mesmo, meu pai ligou para o 190 novamente e disse assim: "olha, como um cidadão que precisa dormir, porque trabalha muito cedo, queria agradecer o atendimento de vocês, e que realmente vocês fizeram um ótimo trabalho, e com toda essa atenção que foi me dada, vocês merecem todo o reconhecimento, obrigado". Fiz a mesma coisa com o pessoal do Ronda, que não havia chegado ainda: "amigos, devido ao sério compromisso de vocês para com a população, queria agradecer pelo atendimento à solicitação e parabenizar pela eficiência de vocês, e mesmo com esse horário avançado, seus superiores deveriam presentear todos so que trabalham para manter a ordem social".



E foi com essas palavras que dentro de 5 minutos a viatura do Ronda aqui do bairro chegou. Nisso a chuva já estava pesada, e alguns dos amigos visinhos já estavam indo embora, mas o barulho continuava. isso tudo acontecendo e um deles foi sair no seu carro, e simplesmente apagou, devido à grande quantidade de bebida alcóolica ingerida. Imagina se acontece algum acidente? Pra terminar, quem falou com os policiais foram dois convidados, pois alegaram que o responsável "não estava muito bem" e tinha ido dormir (hum... sei...). E já não aguentando mais de revoltado, saí e fui tentar dormir. Os policiais da Ronda só notificaram a denúncia e foram em bora, naquela Hilux simples e modesta, e numa borsalidade imensa, deixaram o local.

Queria aqui deixar registrado o quanto nós cidadãos somos incompetentes para com nossas coisas. Se realmente nós quizéssemos, o atendimento de solicitações ia ser bem diferente, e mais enérgico. Se dependermos desses policiais, acho que estaremos à margem de sermos desrespeitados a cada instante. Isso tudo é um absurdo que não tem fim, tende ao infinito meus amigos. E pra piorar, ainda existem pessoas como nós, ou não, que não respeitam o espaço do outro, assim como fizeram os visinhos de ontem.

Que Deus abençoe aqueles policiais que são realmente honesto, e fico triste em dizer que é a minoria. E a maioria ganha dinheiro às nossas custas, e besta como nós somos, "deixamos para lá". Realmente ontem me senti perdido, era como se me matassem e não tivesse quem ajudasse.

É isso ai, bola pra frente. Obrigado a todos.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Ressuscitou !


No calendário litúrgico, temos a seguinte seqüência: 1) Domingos relacionados à Quaresma, ao todo são 4; 2) Daí temos o 1º Domingo da Paixão; 3) Depois temos o 2º Domingo da Paixão, chamado de Domingo de Ramos, em que Jesus é aclamado pelo povo de Jerusalém; 4) Logo após temos do Domingo da Páscoa, encerrando a vida-paixão-morte-ressureição de Jesus.
Durante todo esse tempo Litúrgico, nos é colocado a necessidade do amor, em suas várias formas. E temos como exemplo o amor maior, que é aquele em que Jesus ofereceu na cruz, e que diante de todo o sofrimento carnal e espiritual, Ele redimiu nossos pecados e os entregou ao Pai. Prova de amor maior não há!
Nesses dias, eu estava refletindo sobre esse momento mais do que importante para a Igreja Católica, e para todos os cristãos em geral. Pensei no quanto somos privilegiados e o quanto somos ingratos ao mesmo tempo. Também cheguei a uma conclusão (lendo vários textos relacionados à Semana Santa): vivemos hoje um tempo litúrgico da incoerência cristã (entre tantas). Vou explicar: Jesus é aclamado com festa em Jerusalém, ele entra como o verdadeiro Messias, e em meio ao povo que balançava alegremente seus ramos, Cristo é anunciado Rei dos Judeus e Filho de Deus, ou seja, Ele foi extremamente exaltado por todos que ali estavam. Mas alguns dias depois Jesus é entregue para ser sacrificado, e o mesmo povo que o aclamou na entrada de Jerusalém, estava naquela hora o jogando na cruz, dizendo: Crucifica-o! Crucifica-o! Somos incoerentes com a nossa fé desde o tempo de Jesus. É até normal vacilarmos um pouco, mas o que é estranho e incerto é a persistência no erro. Essa é atitude de cada um de nós. persistir no erro é um dos grandes pecados que nos move contra o Sagrado. Conclusão: prestemos atenção nas palavras de Jesus. Sejamos mais justos, principalmente com nós mesmos.
Essa semana, aluguei o filme 'A Paixão de Cristo', e pude "reviver" uma grande emoção que tive a um tempo atrás. Como esse filme é real! A realidade não está nas cenas de dor e nas angústias que Jesus viver, e nem mesmo na injustiça que os homens estavam praticando, cegos de si mesmos e esquecidos na fé. A realidade está na última cena do filme, em que Jesus Cristo sai de sua cova resplandescente, e mais vivo no que nunca: RESSUSCITADO!
Acolhamos a Jesus em nossos corações! Ele precisa o quanto antes ser consolado!
Deus abençoe a todos!
Uma ótima Páscoa, e que os ovos de chocolate não venham adoçar nossa vida no mundo. Ao invés de comprarmos chocolates, vamos comprar nossa humildade e nossa fé, e dá-las a nós mesmos.

quarta-feira, 19 de março de 2008

Em Verdade


Música: Em Verdade (Walmir Alencar)

Em verdade
Ele levou sofre si
Nossas enfermidades
E carregou
Os nossos sofrimentos

Mas foi maltratado
Por nossos erros
E esmagado
Por nossas iniqüidades

O castigo que nos salva
Pesou sobre Ele
Fomos curados
Graças às suas chagas

Graças
Oh... graças
Graças às suas chagas

Essa música retrata fielmente o sacrifício de Jesus na cruz e a remição dos pecados do povo (baseada na passagem de Isaías, capítulo 53). Toda essa entrega, todo esse amor, é inconfundível e inestimável. Quem teria coragem e tanto amor para se entregar na cruz por todos nós? Somente o filho de Deus, que ainda conseguiu suportar por algum tempo, e logo após se entregou nos braços de Seu Pai e depois ressuscitou graciosamente e de maneira vitoriosa, confirmando que Ele era o Rei dos Reis.

Estamos em um tempo litúrgico importantíssimo, que é a Semana Santa, ou seja, vida, cruz, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Uma vez o inesquecível Santo Padre, o Papa João Paulo II: "Diante do crucificadocabe a nós a conversão...". Esse tempo é conhecido também como a oportunidade que nós temos da verdadeira conversão. O sacrifício de Jesus na cruz fez com nós, pecadores, ficássemos mais próximos no Pai, e assim, chegássemos a Ele e também para que tivéssemos mais intimidade com Deus. Vamoa analisar bem isso: Jesus, filho de Deus, se deu na cruz, por cada um de nós, para que nossos pecados fossem perdoados e para que possamos ter acesso ao Pai. Isso, pra mim, é uma prova de um amor que é maior que tudo. Ele sofreu e se entristeceu por todos nós, que o levamos para a cruz. Já é mais do que bastante que nós tenhamos atitudes diferentes diante de Deus, porque é imperdoável que continuemos com nossas vidinhas, como tolos e esquecidos na nossa mesquinhez e teimosia. Acordemos para o que é belo meu povo! Vamos seguir a Cristo e agradecer à nossa querida Mãe Santíssima Maria pela sua interseção e dedicação.

Rezemos por nós e por aqueles que cuidam da gente!
Abraço!
Fiquem com Deus!

Semana Santa: tempo de conversão !


Semana Santa: período sagrado nas vidas dos Cristãos. Momento em que provamos de uma enorme graça, que é a graça do sangue de Jesus derramado na cruz por todos nós pecadores. Uma doação que está acima de qualquer coisa. Não é da nossa imaginação o quanto Jesus Cristo, Nosso Senhor, sofreu naquela cruz, e também naquelas condições a que Ele foi submetido. "Quem poderia imaginar, que aquela cruz, era só o começo de uma história de amor?" (Trecho da Música Ao Partir do Pão - Walmir Alencar). Tanto amor derramado na cruz, que parace até uma história fatídica e de morte finita. Mas não, Jesus, filho de Deus, enviado ao meio dos homens, venceu a morte e ressuscitou! Vitória maior não há!

Hoje, a Semana Santa nos traz a seguinte reflexão: será que estamos nos colocando aos pés da cruz como filhos amados? Será realmente que nossas atitudes são dignas do sacrifício de Cristo?

Que essa Santa Semana não seja só um mero feriado de diversão e de violência explícita. Sejamos justos com nós mesmos e prezemos pela vida! Não nos entreguemos a qualquer coisa que o mundo nos oferece, eu peço. Que esse tempo seja de conversão dentro da nossa casa, no local onde estudamos, onde trabalhamos, enfim, dentro dos nossos corações. Sejamos Santos! Busquemos o Alto! Deus abençoe a todos!

quarta-feira, 5 de março de 2008

La Môme Piaf


Piaf: Um Hino ao Amor

Essa é a extraordinária vida da cantora Edith Piaf, de menina abandonada pela mãe, até o seu reconhecimento internacional, tornando-se uma das maiores intérpretes de todos os tempos. Da infância à glória, do triunfo ao desespero, de Belleville a Nova York, a janela para a alma da artista e o coração de uma mulher e seu incrível destino. Ela foi intensa, frágil e indestrutível, pronta para fazer qualquer sacrifício pela sua arte. Piaf-Um Hino ao Amor é um dos filmes mais emocionantes já produzidos pelo cinema. Conta com uma belíssima reconstituição de época e a magnífica e muito elogiada interpretação de Marion Cotillard (ganhadora do Oscar de Melhor Atriz de 2008), que incorpora Edith Piaf de forma arrepiante.

Incrivelmente absurda e sensacional a qualidade desse filma. Fugiu em todos os sentidos às minhas espectativas. Não esperava muita coisas desse filme, e achava que seria como outro longa biográfico qualquer. Mas não, Piaf é um excelente filme. E ainda melhor a interpretação da atriz Marion Cotillard, que ganhou o Oscar, mais do que merecido.

O Filme tem a seguinte estrutura: desde o seu início, o longa se constrói em três épocas distintas da cantora Edith Piaf. Começando em seu último show, e percorrendo sua infância turbulenta, ao meio do abandono da mãe aliado ao desprezo do pai, convivendo com prostitutas ; sua adolescência meio que tranquila, mas ainda estranha, vive bebendo e frequentando locais não muito agradáveis; sua fase adulta, ou melhor dizendo, seu ápice como intérprete, em que sua fama percorre por todo o mundo, mas ainda escondendo sua vida difícil e incoerente, juntando isso a consequentes perdas e decepções; até chegar próximo de sua morte, em que sofre de um problema no fígado, e vai morrendo aos poucos.

Em uma parte fizeram umas perguntas a ela:
- Você reza todo dia madame Piaf?
- Sim, claro, porque acredito no amor.
- O que você diria para uma criança, ou para um jovem, ou então para um adulto?
- Ame!

O filme é fantástico. Ela é altamente ligada à Santa Teresa e sempre fala sobre o menino Jesus. Comprova-se isso no momento mais emocionante do filme, na minha opinião, no momento em que ela, já muito doente, se prepara para seu último show, depois de muito tempo sem subir em um palco. E no camarim, ela procura por sua cruz, e não quer cantar sem sua cruz, e manda seus amigos procurarem e lhe darem, pq sem ela não cantaria de jeito nenhum. E logo após, com a cruz em seu pescoço, canta como nunca quando termina desmaia e a levam ao hospital.

Recomendo o filme. Assistam!!
Abraço a todos!

terça-feira, 4 de março de 2008

Maria: Nossa Mãezinha !


Maria, mãe do céu. Mãe de todas as coisas, cuida de mim. Faça com que eu não caia em tentação. Faça com que meu olhar se volte cada vez mais para a face de Deus. Que Teu amado Filho, Jesus Cristo, me guie nessa caminhada tortuosa que eu não esqueça de amá-lo também. Mãe querida, tu sabes o que passo e somente tu sabes como me acolher e me levantar. Então, com esse poderoso amparo, faça com que não caia em tentação e que eu dê vez à luz que habita dentro do meu coração e leve essa luz comigo no meu caminhar. Mãezinha, muito obrigado pela Tua poderosa interseção, acho que sem ela eu não estaria pronto para lutar a cada dia e poder reagir diante das batalhas. Ó Mãe Rainha, que o Espírito Santa habite em meu coração e que eu permaneça em Sua presença através desse Espírito consolador. Que o Espírito Santo venha por meio de sua interseção e, aos poucos, vá retirando a maldade dos corações, aflitos por justiça ou não. Que Nossa Senhora das Graças abençoe a todos aqueles que precisam de perdão e que Ela possa atingir com uma flexa do amor os corações de pessoas que estão visivelmente cegas. Faça com que os barros nos olhos dessas pessoas caia e que elas possam exergar de vez o quanto é belo a vida, a fraternidade, a amizade e o amor. Obrigado querida Mãe por tudo. Que eu continue fiel a ti e aos teus desígnios. Amém.

Tava rezando hoje e veio essas palavras. Nossa Senhora habita nos céus e na terra. E ela tem um poder inimaginável. Que Ela os guarde!
Abraço!

segunda-feira, 3 de março de 2008

Santidade


Quando olho Tua Santidade
Quando venho ao Teu Altar Senhor
Teu poder me invade transformando todo o meu ser

Que alegria é contemplar Tua glória
Exaltar o Teu imenso amor
Tua luz me invade dissipando a sombra em mim

Eu Te adoro! Eu te adoro!
Pra sempre, Te adorarei!

Voltando a postar no meu querido blog. Acho que gastei tanta energia no começo, que agora to sem ânimo pra postar. Mas to aqui, voltando firme e forte!

Quero atualizar vocês do que está acontecendo ultimamente comigo.

Hoje mesmo tive a confirmação de que passei no 1º Semestre do meu curso. Agora é férias e curtir um pouco a minha vida. Vê se eu cuido mais de mim e das coisas do Pai.

Começaram as aulas da Crisma, e eu to junto com o Hugo partilhando o dom de Deus lá na sala D. Uma sala ótima e que vai render muito! To gostando demais!

Voltei para as aulas de técnica vocal lá no Shalom. E Deus me confirmou mais uma vez que é realmente o meu caminho. Música que toca cada vez mais o meu coração e flui em meu ser como algo extremamente natural. E pra confirmar mais ainda, a Obra Lúmen ta sendo pra mim algo de muita importância, pra tudo mesmo. Nossa Senhora me lembra a cada dia de que eu tenho que recomeçar de onde caí, e me lançar nos braços do Pai, e ainda mais: ser paciente.

E por fim (ufa!): estou frequentando, todos os domingos, às 11 horas, a Missa Tridentina (ou pra quem preferir, Missa Extraordinário do Rito Romano). Uma missa de extrema importância prara os católicos, que o Papa Bento XVI autorizou que fosse celebrada no mundo. É uma verdadeira experiência da realidade da minha religião, e também é de uma pureza que enche meus olhos.

Pois é... acho que só!
Fiquem com Deus!

PS.: Anderson, eu voltei viu, agora pra ficar. E não vem com esses negócios de mandatos e de regras do Direito. hehehehe