<< Blog do Dé >>

"Somos todos iguais, braços dados ou não"

Confie... as coisas acontecem na hora certa.
As coisas acontecem exatamente quando devem acontecer!

Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Enfim...
Em Cada momento, agradeça a Deus.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Criptografia


A tecnologia vem se modernizando muito ultimamente. A necessidade de comunicação é cada vez mais frequente entre os usuários que portam algum tipo de aparelho de envio e recebimento de mensagens, em específico. E um claro e óbvio instrumento de comunicação que usamos hoje é o computador. Nele são criados e feitos programas que auxiliam na resolução de problemas do dia-a-dia. Algoritmos são desenvolvidos a cada instante como solução, mas ao mesmo tempo, indivíduos portadores de uma vasta experiência, usam a sua inteligência para nutrir o mal. Um dos exemplos disso é o assunto deste trabalho. A CRIPTOGRAFIA foi criada para amenizar com eficiência, qualquer tipo de interceptação ou extravio de dados, como os e-mails, hoje muito usados por todos. Junto à ela, vem junto a necessidade de potencialização no armazenamento de dados, tão usado em bancos, emprezas financeiras e instituições que detém importantes arquivos. Está errado quem pensa que a criptografia foi executada recentemente. Impérios da antiguidade já usavam em um tipo de decodificação criptografada bem rudimentar, mas que serviu de inspiração para o grande avanço que podemos perceber hoje.

Devido a essa tão grande importância, descrita antes, vai ser mostrado aqui, de maneira geral, o processo que está relacionado ao uso da criptografia.

Temos a seguinte situação casual: dois uduários (usuario1 e usuario2) desejam comunicar-se , sendo que o usuario1 tem que mandar uma mensagem importantíssima e secreta para o usuario2. Como este dado vai passar em uma rede onde várias pessoas estarão conectadas, o usuario1 quer criptografar a mensagem, para que ninguém intercepte, ou, se isso acontecer, dificilmente alguém poderá ler a referida mensagem, e assim, chegar sem extravios ao usuario2.

Texto retirado do trabalho sobre Criptografia
Autor: André Luís
CEFET - CE
Curso: Engenharia de Computação - 2007/2

Nenhum comentário: